O Laboratório de Solo é o ambiente onde ocorrem estudos e pesquisas responsáveis pelas ciências do solo. Estes estudos servem como embasamento para atividades ligadas à Agronomia. Dentro de um laboratório de solo cria-se suporte científico para a realização de processos como: o de fertilização, cultivo agrícola, pastagem, despoluição, conservação e manejo do solo. Geralmente este tipo de laboratório também está ligado aos estudos que se referem à preservação ambiental e cuidados gerais com o meio ambiente, através da proteção de reservas e florestas.
Atualmente, para agricultura, o Laboratório de Solo é o principal e mais confiável recurso para o entendimento do estado nutricional e os graus de fertilidade encontrados no solo de determinada área. Destaca-se os indispensáveis processos:
Química do Solo:
Verificação feita quando existe a necessidade de avaliar todos os macros e micronutrientes do solo. Estudo realizado a fim de dimensionar a quantia necessária de nutrientes que uma planta precisa para germinar.
Física do Solo:
A análise física do solo define a porcentagem utilizada de argila, silte, areia e outros substratos em cada fragmento da área averiguada.
Matéria Orgânica:
Ensaios que qualificam os compostos de origem vegetal, animal e microbiana. O impacto nas propriedades químicas e majoritariamente físicas causadas neste solo.
Microbiologia:
Larga análise efetuada através dos organismos que convivem neste meio ambiente.
Dentro de um laboratório, com equipamentos de qualidade e bons profissionais, são desenvolvidos os estudos a partir das amostras coletadas. O material examinado responde solucionando as questões consideradas. Confira agora a lista dos equipamentos mais utilizados no laboratório de análise de solos:
O Site Sinergia Científica conta com um catálogo completo de produtos de diversas categorias para todo tipo de laboratório, Clique Aqui e Confira!