Confira o vídeo sobre o assunto em nosso canal do Youtube!
As balanças em geral são frequentemente utilizadas em laboratórios de química, indústria farmacêutica, meio acadêmico e até mesmo em casa.
Comprar o tipo certo de balança trará eficiência e sucesso em suas pesagens.
Neste artigo, vamos explicar a diferença entre esses 3 tipos e suas aplicações práticas.
O que é uma Balança de precisão?
As balanças de precisão são categorizadas como o tipo mais popular de balança no dia-a-dia em nossas cozinhas e supermercados. Possuindo uma capacidade que vai de 5 a 10KG, sua precisão varia de 1g a 1 centigrama.
O que é uma Balança semi-analítica?
Já a balança semi-analítica, presente em qualquer laboratório para determinar a massa de amostras ou controle de qualidade, possui 720g de capacidade, e uma precisão de 1mg.
O que é uma Balança analítica?
Agora, quando há a necessidade de uma pesagem muito precisa, utilizamos as balanças analíticas. Elas possuem uma capacidade de apenas 220g, mas sua precisão alcança 0,1mg, ou seja, 4 casas após a virgula!
Mas essa precisão tem um preço. Devido a sua sensibilidade, é necessário um maior cuidado durante sua manipulação, já que variações de temperatura, umidade e até correntes de ar podem causar mudanças no resultado.
Além disso, essas variações se elevam a níveis consideráveis quando falamos das balanças de extrema precisão. Com 10g de capacidade, seus resultados chegam a incríveis 0,1 micrograma. Isso equivale a 7 casas decimais!
As aplicações desse tipo de balanças são diversas: calibração de pipetas, análise elementar de CHNSO, determinação gravimétrica de matéria particulada e diversas outras aplicações críticas de micro pesagem.
Por isso, o uso de acessórios como a mesa antivibratória é tão importante em laboratórios, já que reduzirá ou eliminará por completo diversos tipos de variações, como: nivelamento da base, vibração da bancada, outros equipamentos e até a movimentação dentro no laboratório.
Confira as balanças que temos e obtenha os melhores resultados.