Como acontece a desidratação de frutas e quais são suas vantagens:
O Liofilizador é um equipamento utilizado em diferentes áreas, desde laboratórios de pesquisa até pela indústria alimentícia.
São diversos modelos com funções distintas e uso direcionado para cada finalidade. Nos alimentos, especificamente quando se trata de frutas secas, a liofilização é bastante útil pois possibilita que o alimento seja armazenado facilmente. Descartando o uso de temperaturas baixas e tornando o peso mais leve, com embalagens dinâmicas.
A liofilização é um processo que usa a técnica de sublimação, é esta técnica que desidrata e “seca” a fruta. São necessárias três etapas até que a fruta saia do aspecto que nós conhecemos até chegar no ponto de ser uma fruta seca: o congelamento, a remoção de gelo e a separação das partículas de água, onde acontece a sublimação. Na sublimação, todo o gelo anteriormente produzido é transformado em vapor.
É evidente que o protagonismo do Liofilizador na indústria alimentícia, fica por conta dos procedimentos que dão origem às frutas secas. O equipamento é considerado muito importante porque promove a desidratação do alimento, removendo 100% das partículas de água, sem que o mesmo perca suas propriedades nutritivas.
Contrapartida, outros alimentos liofilizados também podem ser comercializados e consumidos. Dentre eles destaca-se pó de café, mariscos, peixes, frutos do mar, alguns tipos de carne, ervas aromáticas, raízes, hortaliças, cogumelos e alimentos lácteos. Também é submetido a este processo as conhecidas “dietas completas”, refeições pré-cozidas oferecidas para uso militar em operações, expedições e viagens especiais.
São inúmeras as vantagens proporcionadas pelo consumo de alimentos desidratados, afinal são mínimas as alterações sensoriais e nutricionais ao ingerir este alimento. Além do armazenamento simples, fácil manejo e aumento considerável em sua vida útil.
Conheça os diferentes modelos de Liofilizadores no link e descubra qual melhor se adequa à rotina do seu laboratório!